X

Urânio em vidro


Um vidro que contém urânio, na forma de diuranato (U2O72-), pode apresentar este belo brilho quando sob luz ultravioleta.

Atualmente este tipo de vidro não é mais utilizado em utensílios normais, devido ao temor pela radiação e controle da mineração de urânio. Mesmo com baixas doses de radiação, provavelmente não seria considerado seguro o suficiente para o uso diário, e atualmente é de interesse restrito a colecionadores e curiosos.

A quantidade de urânio nas peças pode variar de 2 a 25% em peso.

A coloração normal do vidro, sem a incidência da luz ultravioleta, pode variar do verde ao amarelo, e depende do estado de oxidação e concentração dos íons metálicos, e da possível adição de outros agentes que conferem cor ao vidro.

Imagens sobre licença Creative Commons, via bre pettis e muzina_shanghai.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle – Universidade Federal do Pampa.

Categories: Destaques Urânio
admin:

View Comments (6)

  • Gostaria de saber onde posso comprar vidro de urânio...
    Obrigado...
    Se possível mande um e-mail avisando!!!

    • No Brasil não sei onde vc poderá comprar ´Vidro de urânio´(na verdade com um óxido de urânio).

      Talvez vc encontre alguém que venda por encomenda pelo http://www.ebay.com . Mas verifique se eles enviam para outro país e veja se o vendedor é confiável.

  • Eu vi no youtube que eles são feitos de dióxido de urânio, deve possuir uma pequena taxa do material tóxico. Sabe se essa taxa pode ser prejudicial? Se não é, pode-se manusear os objetos na hora e por quanto tempo quiser? É melhor deixar tipo, dentro de um aquário, de um jeito que fiquem quase isolados? No caso da lampada UV, se não olhado diretamente pra fonte da luz(mas olhar para o reflexo, que bate na parede por exemplo, ou a luz que ilumina um ambiente escuro e que acaba refletindo em você) não é causado dano corporal ou à visão? Descobri esse site só agora em 2012, mas gostei muito mesmo dele. Os elementos são "mágicos" :D

    • Também tenho dúvidas semelhantes.
      Ainda não consegui um sensor de radiação para avaliar a periculosidade de um vidro com urânio.
      A reflexão de uma luz negra causa menos danos, pois em muitos casos ela tem o seu comprimento de onda alterado, e depende do material na qual incide.