A nuvem formada na foto foi obtida através de água quente sobre gelo seco. Essa nuvem branca é densa e permanece ao nível do chão. Isto ocorre porque o ar resfriado é mais denso.
O gelo seco, ao contrário do gelo “molhado” que é feito de H2O, é feito de dióxido de carbono sólido – CO2 (s). Amplamente utilizado como efeito especial (em filmes ou shows) e em resfriamento. Ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. Quando entra em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono. Esse processo conhecido como sublimação, é a passagem do sólido para o gasoso (sem passar pela fase líquida), por isso seu nome.
Em muitos casos a fumaça que você vê em alguns shows ou em casas noturnas não é feita com o uso de CO2. Mas sim com uma máquina de fumaça, que vaporiza uma mistura de glicerina e água, produzindo a fumaça; que algumas vezes ganha adição de algum aroma para tornar o efeito mais interessante e mascarar qualquer odor estranho. A diferença com o CO2 é que a névoa do CO2 tende ir para o chão, por ser mais fria que o ar local, enquanto que a produzida com a glicerina se dispersa homogeneamente.
Texto escrito por Victória Kopp.
Imagem em licença Creative Commons (by 2.0), via photoloni.
Imagem em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
tenho uma pedra ja 15 anos mas nao tenho certaza que e um diamante ela tem 3 cores carbono ,amarelo em votla depois marom escuro