Mg de magnésio

mg escrito no ar com queima de magnésio
A luz em formato de Mg (magnésio), apresentada na foto, mostra a queima de uma fita de magnésio, caracterizada como uma reação exotérmica. Ocorre a queima do magnésio (Mg), em combustão com o gás oxigênio (O2), produzindo óxido de magnésio (MgO), provocando uma luz radiante de coloração branca, emitindo luz ultravioleta, que exposto a um longo período de tempo pode causar danos à visão.

Como a fotografia foi feita?
Com o uso de uma câmera Canon T3i com uma lente 18-135mm F/3.5-5.6, em uma sala escura, uma aluna posicionou-se ao fundo da sala em frente à câmera, enquanto outra aluna, com o auxílio de uma pinça segurou a fita de magnésio e desprendeu fogo na mesma com o uso de um isqueiro simples, movimentando-se então da direita para a esquerda quando a câmera iniciou a captura com tempo de exposição de 5 segundos; promovendo o desenho com a fita de magnésio em combustão escrevendo no ar e formando a escrita Mg.
A camera estava fixa em um tripé para que não fosse movimentada durante os 5 segundos de tempo de exposição da fotografia. O tripe pode ser substituído por qualquer superfície estável, desde que a câmera fique imóvel durante o registro da imagem.
Pela preferência de escrita das letras no ar, a imagem precisou ser invertida horizontalmente em software de edição de imagens para que a fotografia ficasse com a grafia na direção correta.
A produção da foto foi realizada em caráter educacional, com o propósito de promover a discussão sobre a Química.
Ajustes da câmera:
Tempo de exposição= 5 segundos
f/stop = 22
distância focal = 18
ISO = 100
Não foi feito uso de flash.

Cuidados ao realizar o experimento
O magnésio queima rapidamente e com um brilho intenso. E o experimento foi feito com um pedaço de fita do metal de não mais que 5 centímetros.
Não é possível apagar a queima do magnésio com água ou extintor de CO2! O metal continuará queimando mesmo nestas situações. Veja o motivo disso nos seguintes links:
https://www.tabelaperiodica.org/combustao-do-magnesio-em-agua/
e https://www.emsintese.com.br/2010/dioxido-de-carbono-reacao-e-aquecimento-global/ .
O curto intervalo de exposição à fumaça produzida na reação não apresenta danos à saúde. No entanto repetidas exposições ao material devem ser evitadas.

A imagem foi registrada como atividade de aula da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química da Universidade Federal do Pampa (Bagé) pela(o)s aluna(o)s Geovana Santos, Letícia Xavier, Uberdan Mendes, Vitória Rosa e Josiane Madeira do sob orientação do Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle

Um comentário

  1. Roberto Guedes de Magalhães 11/06/2017

Escreva uma mensagem