Lítio em lagos de sal

O salar de Uyuni, localizado na Bolívia, possui uma das maiores reservas de lítio do mundo. As estimativas variam bastante, de 10 a 100 milhões de toneladas. Por causa de sua importância na produção de baterias, algumas vezes o lítio é chamado de ‘ouro branco’. A água do mar também contém um pouco de lítio, mas a extração é 10 vezes mais cara.

O salar de Uyuni é uma vasta planície de sal que cobre mais de 10.000 km² na região de Potosí, na Bolívia. Além de ser uma das maiores reservas de lítio do mundo, o salar de Uyuni também é conhecido por sua beleza natural única e atrai turistas de todo o mundo. Durante a estação seca, a superfície do salar se transforma em uma imensa extensão brilhante e espelhada, criando uma bela paisagem.
A extração de lítio do salar de Uyuni tem sido um tema polêmico na Bolívia, com algumas pessoas argumentando que pode prejudicar o meio ambiente e afetar a economia local; enquanto outras veem a exploração como uma oportunidade para ajudar a aumentar a econmia do país. De qualquer forma, o lítio do salar de Uyuni é visto como uma commodity crucial para a indústria da tecnologia, com a demanda por baterias de lítio para dispositivos eletrônicos crescente a cada ano.

Siga nosso Instagram em https://www.instagram.com/tabelaperiodica/

Escreva uma mensagem