Iodo em colher de prata

colher de prata com um cristal de iodo

 

A presença de um pequeno pedaço de iodo sobre uma colher de prata resulta em um padrão de cores em volta do cristal. Isto ocorre pela formação de iodeto de prata na superfície do metal, que vai adquirindo diferentes tons de colorações com o tempo e com a intensidade da luz que incide sobre o material. Tal interação já foi utilizada em antigas técnicas fotográficas.
O padrão de cores tem relação com a lenta sublimação do iodo, que produz vapores que interagem lentamente com a prata na superfície da colher. As diferentes concentrações de iodo em volta do cristal produzem diferenças na camada de iodeto de prata, e a constante interação com a luz ambiente resultam em um padrão diverso de cores que lembra um arco íris.
Esses padrões de cores são algumas vezes chamados de anéis de Talbot em homenagem a William Henry Fox Talbot, e o método fotográfico que utiliza o princípio é chamado de Daguerreótipo em reconhecimento ao francês Louis Daguerre, que em 1839 divulgou a descoberta – também anunciada por William Talbot.

Atualização em novembro de 2015!

Realizamos também um vídeo em timelapse (sequência de fotografias)!

O vídeo abaixo registra a reação do iodo com a prata no intervalo de 45 minutos de reação. Perceba como o vapor do iodo vai se espalhando e lentamente interagindo com a superfície da colher.


_

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ).

Imagem sob licença Creative Commons

Escreva uma mensagem