Catalisador utilizado em escapamentos de automóveis

pedaço irregular de um catalisador usado em escapamento
Esta peça que tem aparência de um favo de marimbondo, na verdade é um fragmento de um catalisador dos utilizados em escapamentos de automóveis.
Um catalisador tem como função acelerar uma reação; e no caso dos automóveis a ideia é que converta compostos nocivos nos poluentes em compostos menos nocivos.
Este tipo de catalisador é formado por uma colméia de cerâmica ou metálica, onde é constituído por células pequeníssimas que os filtram estes gases poluentes. Em veículos onde é usado somente um tipo de combustível, a colméia é impregnada como uma pequena quantidade de paládio e molibdênio, na qual os gases nocivos (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio) são convertidos em gás carbônico, nitrogênio e vapor de água. Já em veículos com motor a álcool e/ou gasolina, os catalisadores são divididos em:
Catalisador de oxidação: o paládio e a platina facilitam a conversão dos hidrocarbonetos da gasolina que não queimou, enquanto que o monóxido de carbono se transforma em dióxido de carbono e água.
Catalisador de redução: o procedimento é bastante parecido porém, o óxido de nitrogênio é convertido em nitrogênio e oxigênio.
A peça fotografada tem o tamanho de uma bola de pingue-pongue; no entanto, a original é bem maior.

Imagem sob licença Creative Commons

Texto escrito por Thays Soares Rita.

Um comentário

  1. Roseli 21/02/2017

Escreva uma mensagem