Bar oxigênio

letreiro luminoso escrito oxygen bar
Quando você lê uma placa onde está escrito Oxygen Bar (Bar de Oxigênio) em neon* o pensamento é sobre um nome criativo de um bar. Mas na verdade é realmente um bar que vende oxigênio (e com aroma!).

Um bar de oxigênio é um estabelecimento, ou parte de um, que vende oxigênio para uso recreativo. Os clientes podem melhorar a experiência utilizando aromas, tais como lavanda ou hortelã.

O conceito desse bar tem crescido devido a má qualidade do ar que respiramos. O ato de inalar ar filtrado com uma concentração mais elevada do gás oxigênio começou no Japão há mais de uma década. Passando pela Europa e pelos Estados Unidos, ganhou cores e aromas.

O oxigênio utilizado é produzido por concentradores de oxigênio (geradores) que levam o ar do ambiente que respiramos todos os dias e separa o nitrogênio desse ar, com ajuda de um filtro molecular. A maior parte do nitrogênio é expelido durante este ciclo, e o oxigênio é concentrado e empurrado para fora da máquina através de um tubo o qual é ligado aos aromatizantes que ficam na superfície do bar. É lá que o barman /técnico controla o fluxo de oxigênio para que as garrafas individuais possam acumular água e os aromas. O oxigênio é um gás muito seco e esta é uma das razões pelas quais ele é passado através da água. A outra razão é para possuir o cheiro agradável.

A prática de inalar oxigênio melhora a saúde e bem-estar, geralmente ajudando a relaxar o corpo. Porém, o corpo humano é adaptado a 21% de oxigênio, e o sangue que sai dos pulmões já tem cerca de 97% do oxigênio que poderia levar ligado à hemoglobina. Tendo uma maior fração de oxigênio nos pulmões que não serve para nada, pode ser uma atividade prejudicial.

*Lembre que nem todo letreiro chamado de neon contém o gás neônio. Podem ser outras misturas de gases.

Texto escrito por Victória Kopp.

Imagem em licença Creative Commons (by 2.0). Via DDFic.

Tags:

Escreva uma mensagem