Tântalo em conflito

mão segurando amostra
Tântalo é um elemento raro na crosta terrestre, conclui-se que sua abundância esteja entre 1,7 ppm (0,000017%), estando ainda mais reduzido entre as águas do mar (0,002 ppb). Seu principal mineral – minério é a tantalita, encontrada na forma de composição dos meteoritos carbonatos.

O Brasil esta entre um dos países com maiores reserva de tântalo no mundo, seguido por Moçambique, Austrália, Ásia, áfrica entre outros. Sua reserva encontra-se em grande maioria na Mina da Pitanga da Mineração Taboca (Grupo Minsur S.A), localizada no estado do Amazonas.

O tântalo tem grande eficácia na fabricação de alguns tipos de capacitores. Além do uso em telefones celulares, os capacitores em estado sólidos também são utilizados em circuitos de computadores, vídeos, câmeras e ainda em eletrônica automotiva, militar e na fabricação de equipamentos médicos. Já o carbeto de tântalo é empregado em ferramentas de corte, em super-ligas na indústria aeronáutica para fabricação de turbinas espaciais, em produtos laminados e fios resistentes à corrosão e a altas temperaturas.

Sendo um elemento considerado extremamente baixa abundância no contexto da crosta terrestre, quando comparados a outros elementos químicos, percebe-se que a disponibilidade primária de minério de tântalo cresceu relativamente a partir da década de 90. Dando destaque para:
– as reservas da Pitanga (1997), no Amazonas no Brasil, associada à reavaliação das reservas das antigas minas de Greenbushes (descoberta em 1886) e Wodgina (1904), na Austrália.
– e mais recentemente pela descoberta e exploração artesanal dos ricos depósitos de Coltan (columbita – tantalita) na região étnico- conflituosa da África central: Congo RD, Burundi, Uganda e Ruanda.

Destaca-se a recomendação do conselho de segurança da ONU, para evitar a comercialização de columbita-tantalita (coltan), retiradas da República Democrática do Congo, com objetivo de evitar o financiamento da compra de armas utilizadas em conflitos. No entanto, a aprovação desta “lei de minerais de conflito” nos EUA, fará com que o elemento tântalo venha a ter altos preços nos próximos anos; podendo ter um efeito contrário ao desejado.

Imagem em licença Creative Commons (by-nc-nd 2.0). Via ENOUGH Project.

Texto escrito por Roselaine Trojahn.

Tags:

Um comentário

  1. Washington pinheiro 31/12/2014

Escreva uma mensagem