Pilar de azurita e malaquita

Por admin

rocha museu americano malaquita azurita
O American Museum of Natural History possui grande coleção de minerais com milhares de exemplares.
Uma das peças do acervo é este pilar de 4,5 toneladas de mineral de azurita/malaquita. A rocha foi extraída da mina Copper Queen em Bisbee, no Arizona, por volta da virada do século passado e doada ao museu pela Phelps Dodge Corporation.

A azurita contém cobre e apresenta composição química Cu3(CO3)2(OH)2 e foi, durante muito tempo, utilizada como um corante azul, e análises de obras da Idade Média demonstram o seu uso.
A azurita ocorre com frequencia em associação com a malaquita, esta última tem a composição CuCO3.Cu(OH)2 e também era utilizada como um pigmento mineral de cor verde em pinturas até aproximadamente 1800.

O bloco exposto no museu contém aproximadamente uma tonelada de cobre e era chamada de ´Pedra Cantante´, isto na época antes da exposição ganhar controle climático – pois as mudanças na umidade causavam vibrações em porções da rocha e a faziam ´cantar´.

Imagem original de wallyg, sob licença Creative Commons.

Veja também:

Espectroscopia de Mössbauer em Marte
Pequeno mas poderoso. Esta imagem tirada no JPL (Jet Propulsion Laboratory) mostra o espectrômetro...
Amostra com tório
O tório, de número atômico 90, em ocorrência natural, é levemente radioativo, e já foi considerado...
Canos de chumbo
Imagem acima - Região de Bath, a 100km a oeste de Londres. Detalhe dos canos. Foto também registrada...
Densímetro com mercúrio
O aparato acima é utilizado para medir a qualidade do leite por meio da avaliação de sua densidade. Normalmente...
Grab this Widget
Nenhum comentário

Escreva um comentário

Seu comentário será avaliado antes da publicação.