Nanopartículas de ouro em nanofios de prata

prata e ouro em nanotecnologia
Nanofios de cloreto de prata, recobertos com nanopartículas de ouro, mostraram-se eficientes como catalisadores ativados pela luz visível, para uso em decomposição de compostos orgânicos presentes em água poluída.

Normalmente tais propriedades fotocatalíticas dos nanofios de cloreto de prata funcionam melhor em comprimentos de onda que vão do ultravioleta ao azul, mas a presença do ouro deslocou a atividade mais para a região do visível no espectro eletromagnético.

O processo funciona por uma excitação dos elétrons no ouro pela luz visível, iniciando reações que culminam em separação de cargas nos nanofios de prata. Testes mostraram que a combinação conseguiu decompor moléculas orgânicas tais como o azul de metileno.

O material foi obtido iniciando com tradicionais nanofios de prata que foram oxidados com cloreto de ferro até obter os nanofios de cloreto de prata. Em seguida uma reação com tetracloroaurato de sódio resultou na deposição das nanopartículas de ouro sobre os nanofios.

Para mais informações veja os resultados publicados no Journal of Physical Chemistry C, em artigo intitulado ´Conversion of Ag Nanowires to AgCl Nanowires Decorated with Au Nanoparticles and Their Photocatalytic Activity´.

Imagem sob licença Creative Commons, via Argonne National Laboratory.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna (luisbrudna@gmail.com) – Universidade Federal do Pampa.

Um comentário

  1. josi 11/04/2011

Escreva uma mensagem