Hematita em Marte


A imagem mostra a abundância e a localização do mineral hematita cinzenta no local planejado para o pouso da sonda Opportunity, que tinha como objetivo a exploração do solo de Marte. A ideia era que a sonda pousasse, em 24 de janeiro de 2004, em algum local dentro da área oval marcada na imagem, que possuia aproximadamente 71Km de comprimento.

A imagem de fundo, do terreno no local conhecido como Meridiani Planum, é um mosaico de imagens em infravermelho capturadas durante o dia, e que foram obtidas com um sistema de instrumentos de imageamento por emissão térmica, realizado com o orbitador da Nasa conhecido como Mars Odyssey.

A superposição nesta imagem é de um mosaico de um mapeamento em cores que mostra a abundância e a localização da hematita cinzenta, que foi obtida pelo orbitador Mars Global Surveyor.

As cores vermelha e amarela indicam altas concentrações, enquanto que o verde e azul marcam regiões com baixas concentrações. Na Terra, a hematita cinzenta é um mineral de óxido de ferro que forma-se tipicamente em presença de água líquida. A sonda Opportunity estudará o terreno de Marte para determinar se água líquida estava presente no passado quando as rochas formaram-se, e finalmente poderá verificar se o ambiente no passado era favorável para a vida.

Atualizando: Na verdade a sonda acabou pousando no dia 25 em um local distante em 25 km do alvo inicialmente planejado.
A investigação do terreno próximo ao local de pouso acabou por confirmar a presença de pequenas esferas de hematita, o que resulta em um forte indício de que no passado existiu água líquida no local.

Veja a imagem original em
https://images.nasa.gov/

Um comentário

  1. BIANCA 06/12/2011

Escreva uma mensagem