Esfera recoberta com nióbio para testes da Relatividade


A Gravity Probe B (GP-B) é um experimento em relatividade desenvolvido na Universidade de Stanford para testar duas previsões extraordinárias da Relatividade Geral de Albert Einstein. O experimento medirá, muito precisamente, as esperadas e pequenas mudanças na direção de rotação do eixo de quatro giroscópios contidos em um satélite que orbita a Terra a 640km de altitude.

Livres de perturbações os giroscópios providenciarão um sistema de refeência espaço-tempo quase perfeito. Eles medirão como o espaço e o tempo são levemente deformados pela presença da Terra, e, mais fortemente, como a rotação da Terra arrasta o espaço-tempo. Estes efeitos, embora pequenos para a Terra, tem implicações na natureza da matéria e estrutura do Universo.

Esta fotografia é um close de do motor giroscópio recoberto com nióbio e suas metades protetoras. A GP-B está entre os programas mais criteriosos realizados pela NASA. Esta é a história de uma busca científica na qual físicos e engenheiros colaboram juntamente por muitos anos. Ispirados pela busca eles inventaram um grande número de tecnologias que já tomam vida em outros ramos da ciência e engenharia.

Lançada em 20 de abril de 2004, o programa GP-B foi conduzido pela NASA no Marshall Space Flight Center. E o desenvolvimento da GP-B é de responsabilidade da Universidade de Stanford em conjunto com Lockheed Martin Corporation.

Imagem original em
http://www.nasaimages.org/

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.

Related Posts with Thumbnails