Envenenamento por arsênio

mãos com manchas pretas
As manchas escuras na palma da mão, identificadas como hiperceratose e hiperpigmentação, é um dos sintomas mais comuns no caso de um envenenamento por arsênio. Ressaltando que a simples presença de manchas nas mão, não necessariamente significa que o paciente apresenta algum tipo de envenenamento por arsênio – uma investigação clínica mais ampla deve ser feita neste caso. Somente um médico poderá dar um diagnóstico preciso.

O envenenamento por arsênio pode ser causado pela ingestão, absorção ou inalação de material que contenha arsênio em sua composição. O arsênio é um elemento natural que pode ser encontrado nas águas subterrâneas em algumas regiões específicas do planeta. Por isso a necessidade de acompanhamento técnico quando efetuada a captação de água para consumo humano ou irrigação de plantações. Além disso o arsênio não tem cheiro ou sabor, sendo difícil identificar se ele esta presente na água quando ingerida.

Uma das formas de se identificar envenenamento por arsênio, é por meio da análise do cabelo, da urina ou do sangue. Análises da urina e do sangue são indicadas para se verificar se ocorreu exposição ao arsênio em um curto intervalo de tempo. Já, se o arsênio é encontrado nos folículos pilosos ele vai ficar lá por anos, ele é depositado nas unhas e pele. Normalmente a análise dos cabelos é feita para fins forenses ou arqueológicos; como foi o caso da análise dos cabelos do Napoleão, para investigar se o elemento tinha sido um potencial causador de sua morte. Provavelmente não; mas esta é uma longa história.

Imagem em licença Creative Commons (by-nc-sa 2.0), via AJ Cann.

Texto escrito por Lígia Bartmer.

3 comentários

  1. raquel rodrigues 20/12/2018
  2. Rosa 16/02/2019
  3. admin 24/02/2019

Escreva uma mensagem