Cobre sobre alumínio

palavra cobre escrita no metal alumínio
A reação do sulfato de cobre com o alumínio não acontece facilmente. Algumas pitadas de sal comum (cloreto de sódio) resolvem esse problema. Em poucos segundos a reação fica evidente pelo aparecimento da característica cor avermelhada do cobre metálico.

Na fotografia o efeito foi conseguido com a escrita prévia da palavra cobre sobre a superfície de alumínio utilizando um lápis comum. A reação do sulfato de cobre começou preferencialmente no local da escrita no alumínio porque o arranhado do lápis causou pequenos defeitos no óxido de alumínio – naturalmente presente no metal – dando a chance da reação iniciar naquele local.

Essa é uma reação de oxirredução, lembrando que o alumínio é mais reativo que o cobre (se olharmos pela série eletroquímica). Quando colocamos o sal (NaCl) ele removeu a camada que protege o alumínio e permitiu que os elétrons do alumínio se transferissem para o cobre, que começou a se dissolver por oxidação.
Os íons de cobre sofrem redução, ou seja, vão para a fase metálica; enquanto o alumínio, por sua vez, sofre oxidação.

Veja mais detalhes desta reação em
http://imagens.tabelaperiodica.org/aluminio-em-sulfato-de-cobre/

O experimento foi realizado no componente curricular ‘Instrumentação para o Ensino de Química I’ no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Pampa (Bagé – RS). As alunas Pâmela Vianini da Silva e Kelly Vargas Treicha foram orientadas pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ).

A fotografia foi registrada em uma câmera Canon T3i lente EF-S 18-135mm com 1,3 segundos de exposição, f/6.3 e ISO 100.

Comentários

comentários

Escreva uma mensagem