Carbonato de cálcio em ácido clorídrico concentrado

tubo com carbonato e ácido clorídrico
Aqui vemos o que acontece quando adicionamos um pouco de carbonato de cálcio (CaCo3) em ácido clorídrico (HCl) concentrado. A reação entre estes dois é marcada pela formação de um gás, o dióxido de carbono(CO2). Que é rápida o suficiente para quase impedir a visualização dentro do líquido do pó de cor branca que é o carbonato de cálcio.

O carbonato de cálcio pode ser encontrado na casca do ovo e também faz parte da composição de conchas e cascas de diversos organismos. É bom lembrar que apesar dos ossos humanos conterem uma grande quantidade de cálcio, a composição destes não é baseada no carbonato de cálcio.

Um efeito semelhante ao obtido nesta reação pode ser conseguido ao colocar casca de ovo em vinagre puro. A reação é bem mais lenta. E neste experimento o carbonato de cálcio na casca iria reagir com o ácido acético presente em baixa concentração no vinagre.
A reação pode ser resumida da seguinte forma:
CaCO3 + 2CH3COOH = Ca (CH3COO)2 + CO2 + H2O

Texto escrito por Kauana Chaves Esteves.

Licença Creative Commons
Este trabalho de http://imagens.tabelaperiodica.org/carbonato-de-calcio-em-acido-cloridrico-concentrado/, foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Comentários

comentários

Tags:

3 comentários

  1. Bielly Yohanne 09/04/2015
  2. admin 11/04/2015
  3. admin 11/04/2015

Escreva uma mensagem