Câmara de iodo

caixa de vidro com cristais de iodo
Esta é uma versão simples de uma câmara de revelação com iodo.

Este tipo de câmara é comumente utilizada em procedimentos envolvendo formas simplificadas de cromatografia em camada delgada.

Uma pequena quantidade de cristais de iodo é colocada no fundo do recipiente da câmara fechada, e que com o tempo irão sublimar formando uma atmosfera saturada em vapores de iodo. A placa de cromatografia que se deseja ´revelar´ é colocada na câmara. Os vapores de iodo irão então se complexar com compostos insaturados presentes na placa de cromatografia, formando manchas e pontos com uma coloração amarronzada, permitindo assim a melhor visualização do material presente na superfície. Ao ser retirada da câmara a placa lentamente retornará à sua coloração inicial pela reversão do processo que envolvia o iodo.

O recipiente tem dimensões aproximadas de 10cm de altura por 5cm de profundidade.

Mais informações em ´Cromatografia: Um breve ensaio´ (Química Nova na Escola).

Licença Creative Commons
Este trabalho de http://imagens.tabelaperiodica.org/camara-de-iodo/, foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://imagens.tabelaperiodica.org/camara-de-iodo/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://imagens.tabelaperiodica.org/camara-de-iodo/.

Fotografia realizada por

Esta imagem foi cedida ao Wikimedia Commons, e pode ser obtida livremente em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iodo_em_c%C3%A2mara.JPG

Comentários

comentários

Tags:

Escreva uma mensagem